Processo de produção

O processo de produção do papel artesanal difere de acordo com matéria-prima utilizada.

Conheça o processo de produção do papel artesanal

O processo de produção do papel artesanal difere de acordo com matéria-prima utilizada.

Isso porque, cada matéria-prima tem características próprias e influencia o processo artesanal, fazendo com que cada tipo de resíduo agrícola ou apara industrial exija uma abordagem específica para o preparo e o processamento da polpa. Isso se reflete na textura, na espessura e na cor do papel, o que torna cada lote único.

No entanto, aqui na KAMI Papel Artesanal, seguimos alguns passos essenciais que são similares para todos os tipos de matéria-prima.

Um pouco do processo produtivo da KAMI Papel Artesanal

Nosso processo produtivo é artesanal e ecoeficiente, priorizando o uso de matérias-primas reutilizáveis e técnicas manuais que conferem identidade única a cada folha de papel.

Independentemente da matéria-prima utilizada, seguimos alguns passos básicos para garantir a qualidade e autenticidade do nosso produto. São eles:

Seleção e preparo da matéria-prima

Os papéis são produzidos a partir de diferentes fibra, sejam elas resíduos agrícolas ou aparas industriais recicladas.

A matéria-prima tem impacto no produto final por isto, é feita uma seleção que garante uma regularidade das características finais de cada folha.

Processamento da fibra

Após o preparo inicial, as fibras são separadas e processadas até atingir uma consistência pastosa, semelhante a uma polpa.

Esse refinamento pode envolver bater e misturar as fibras em água para obter uma massa homogênea, pronta para a formação do papel.

Moldagem manual das folhas

Utilizando uma tela especial (moldura com uma malha fina), o artesão mergulha a tela na polpa de fibras, retirando-a cuidadosamente para que as fibras se depositem uniformemente. Essa ação é repetida para cada folha, garantindo a textura e a espessura desejadas.

Secagem entre tecidos

Depois da moldagem, as folhas úmidas são transferidas manualmente para secar entre tecidos, os quais ajudam a absorver o excesso de água e conferem textura ao papel. Essa etapa exige delicadeza para não deformar ou danificar as folhas.

Secagem natural

As folhas são então penduradas em varais para secar naturalmente. Essa secagem lenta preserva a qualidade, resistência e características únicas do papel artesanal.

Acabamento

Após a secagem completa, os papéis passam por uma avaliação cuidadosa para garantir uniformidade, resistência e beleza. Alguns papéis recebem tratamentos ou acabamentos adicionais, como os cortes artesanais na linha de papéis com algodão na composição.

No final, cada folha é revisada, garantindo que atenda aos rigorosos padrões de qualidade da KAMI Papel Artesanal.

Nosso processo artesanal não apenas preserva a essência de cada matéria-prima, mas também reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e a beleza em cada detalhe.

Férias coletivas: 21 de julho a 29 de julho. Retomaremos os envios dos pedidos no dia 30 de julho.

Em caso de dúvidas, fale conosco pelo WhatsApp!